A Origem da Maquiagem

Oi leitoras lindas tudo bem? Então depois de sumir por alguns dias,estou voltando com um post que na verdade é mais uma  especulação de muita gente. 

O post de hoje, é sobre a ORIGEM DA MAQUIAGEM, sei que tem muita gente que ainda não sabe sobre a ”história” da maquiagem! Então vamos lá?😉

 

Continue Lendo…

A maquiagem vem da origem francês (Maquilhagem) que consiste na aplicação de produtos com efeito cosmético, e serve para embelezar ou disfarçar as imperfeições indesejadas.

Nosso ponto de partida, ou melhor nossa história começa no Egito onde os faraós tinham nas suas perucas coloridas modelos de uma razão social que considerava a maquiagem dos olhos um ponto de destaque fundamental para evitar o olhar diretamente  para o Rá , o Deus do Sol.

          Imagem

 

Na Roma dizia-se que Popéia tinha  uma pele muito branca graças ao resultado de constantes banhos de leite de jumenta.No Japão, do século IX ao XII, período de Heian, a valorização da pele branca era regra geral. Depois passaram também à usar o beni, pasta feita do extrato de açafrão, para colorir as maçãs do rosto. Aproximadamente em 150AC o físico Galeno criou o 1o creme facial do mundo, adicionando água à cera de abelha e óleo de oliva. Andreas de Laguna, o médico espanhol do Papa Julius III, dizia que a maquilagem das mulheres era tão espessa que dava para cortar “a nata da torta de queijo de cada uma das bochechas” Os líderes religiosos expressavam sua indignação contra o uso de artifícios coloridos. No relato de São Jerônimo fica evidente a reprovação do ato de maquilar-se, visto como força do mal e da impureza.

            Imagem

 

No final do século XVIII, o Parlamento inglês recebeu a proposta de uma lei que tentava impor sobre as mulheres a mesma penalidade por adorno que era imposta por bruxaria. É hilária a carta publicada no jornal britânico The Spectator, no ano 1711, onde um marido aflito desabafa… Em 1885 é fundada a Chambre Syndicale de la Couture Parisienne, regulamentando a arte da alta costura. Paul Poiret, Madeleine Vionnet, Coco Chanel, Christian Dior, Cristóbal Balenciaga, Hubert Givenchy são alguns dos nomes que mudaram a história da moda no mundo, causando a necessidade de uma mudança de patamar na indústria de produtos para maquilagem. Durante os 100 anos seguintes Paris firmou-se como autoridade em moda, trazendo para o mundo da maquilagem um novo alento. Podemos dizer que a popularização da moda aconteceu em 1892, com o lançamento da revista Vogue, tendo em seus primeiros números personalidades como Gertrude Vanderbilt Whitney, vestindo suas próprias roupas. É somente no século XX, com os avanços da indústria química fina, que os cosméticos se tornam produtos de uso geral. Às beiras do novo milênio finalmente entram em cena fórmulas baseadas em tecnologia de vanguarda, cujo uso garante propriedades bem interessantes para nossa beleza, como proteção solar, umectação e controle do envelhecimento da pele. O primeiro estilista surgiu no século XIX, quando um verdadeiro artista traz uma nova fonte de prestígio à moda; Charles Frederick Worth abriu sua loja em Paris em 1858, para vender modelos de casacos e sedas de primeira classe. A imperatriz Eugénie, esposa de Napoleão III era sua mais famosa cliente. Em 1885 é fundada a Chambre Syndicale de la Couture Parisienne, regulamentando a arte da alta costura. Paul Poiret, Madeleine Vionnet, Coco Chanel, Christian Dior, Cristóbal Balenciaga, Hubert Givenchy são alguns dos nomes que mudaram a história da moda no mundo, causando a necessidade de uma mudança de patamar na indústria de produtos para maquilagem. Então agora gurias que já sabemos qual a origem da maquiagem é hora de se jogar e aproveitar essas maravilhas que graças a Deus não são nenhuma bruxaria, pelo contrário, são verdadeiros milagres em potinhos!!

 

 

Então é isso leitoras, espero ter descontraído um pouco hoje! 

Um beijão e até a próxima

;*

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s